Gestão é sinônimo de administração e pode ser definida como a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar negócios, pessoas ou recursos com o objetivo de alcançar metas desejadas.
A definição de multidão tem se provado problemática para os pesquisadores com descrições variáveis e até de certa forma nebulosa. Entretanto, um estudo do governo britânico comparando todas estas descrições encontrou 06 características comuns para uma definição completa.
- Número considerável de pessoas;
- Reunidos em um mesmo local, num espaço físico comum;
- Por um período de tempo mensurável;
- Possuem objetivos e interesses comuns;
- Demonstram comportamentos similares ou agem como um grupo único;
- Interagem uns com os outros.
Em termos de gestão de multidão existem vários aspectos que podem ser abortados como eficiência, economicidade, desempenho, mas, apesar de serem abordados alguns destes no artigo, trataremos essencialmente da gestão de segurança, no sentido amplo que a palavra tem em português e em inglês costuma ser entendida como Safety & Security.
Safety é o estado de estar a salvo, fora de perigo e Security pode ser entendida como as atividades envolvidas na proteção de pessoas, bens e de um país contra um ataque.
A definição etimológica pode não ajudar muito, pois as palavras são sinônimas, mas seu emprego é diferenciado nos países de língua inglesa, usando-se Safety para aspectos de proteção contra emergências médicas e de bombeiro e Security para emergências policiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário