O Justiceiro
O Justiceiro (The Punisher) é um personagem de HQ da Marvel Comics, sendo o alter ego de Frank Castle. Criado por Gerry Conway, apareceu pela primeira vez em The Amazing Spider-Man nº 129 (1974). É mais corretamente descrito como um anti-herói do que como herói. No Brasil ele foi chamado de "O Vingador", quando da sua primeira história publicada no país, ainda pela Editora Ebal.
História
Ex-fuzileiro naval americano, Frank Castle teve sua família assassinada por criminosos no Central Park após testemunharem um assassinato. Com isto, ele entrou em choque e decidiu iniciar uma guerra contra o crime organizado.
Adotando o nome de Justiceiro, ele vinga sua família e, pegando para si o dinheiro dos bandidos que mata, ele dedica sua vida ao combate ao crime . Apesar de tradicionalmente atuar sozinho, por um período ele teve um parceiro: o hacker apelidado de Microship. Com o tempo, ele acabou concluiu que as atividades de Frank eram ineficazes e se voltou contra ele. Microchip chegou a treinar um novo Justiceiro, que acabou sendo morto. No recente título Punisher MAX, Microchip retorna (ele aparentemente havia morrido em uma explosão), com o intuito de recrutar (pela força bruta) Castle para operações anti-terroristas financiadas obscuramente pelo FBI. Resultado: Microchip acaba morto pelo Justiceiro com um tiro na cabeça.
O Justiceiro tem um senso de moral próprio, eliminando sistematicamente os bandidos que enfrenta, ao invés de levá-los à cadeia. Por isso, por diversas vezes, ele acabou entrando em conflito contra outros super-heróis do Universo Marvel, principalmente o Homem-Aranha e o Demolidor.
Castle já foi sentenciado à prisão perpétua, mas foi salvo por policiais subornados por um chefão da máfia, que queria usar Castle como uma espécie de conselheiro. Em outro arco de histórias (mais controverso), o Justiceiro chegou a morrer de fato, mas foi trazido de volta do inferno por um anjo, para que matasse outro anjo. Essa série não agradou e tempos depois Castle reapareceu realmente vivo.
Poderes e Habilidades
Frank Castle não possui nenhum superpoder, sendo um humano comum altamente treinado em combate corpo a corpo e táticas militares e de guerrilha. Sendo um psicopata obssessivo, conta também com uma determinação ímpar, além de toneladas de armas e equipamentos.
Curiosidades Editoriais
O Justiceiro teve seu grande sucesso nos anos 80 nos EUA, depois de aparecer numa estória do Homem Aranha desenhada por Frank Miller. Neste período, ele se transformou no principal anti-herói da editora. No Brasil chegou a ter uma revista própria nos anos 90, em formato americano e P & B, além de ser o herói de algumas graphic novels e mini-séries.
Atualmente, Garth Ennis vem sendo o roteirista das revistas do Justiceiro (a mais de dois anos), quase sempre com arte de Steve Dillon. Atualmente o título faz parte da linha Marvel MAX de quadrinhos adultos.
O Justiceiro em Outras Mídias
O personagem também já foi adaptado para o cinema em duas ocasiões: The Punisher (1989) The Punisher (2004), com uma continuação do filme de 2004 esperada para 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário